1b813e1595824ea259103814dc328dab.jpg

IPE-Saúde agora tem Subcomissão na Assembleia Legislativa do RS

O secretário-geral do SINDIPE, Orly Fernandes, acompanhou a reunião do Fórum Democrático do GEAD IPE-SAÚDE realizada na tarde desta quarta-feirta (21), na Sala Liberato Salzano da Assembleia Legislativa do RS, quando anunciada a criação da Subcomissão em Defesa do IPE-SAÚDE por solicitação do Fórum Permanente em Defesa do IPE-Saúde, do qual o Sindicato faz parte. A reunião foi coordenada pelo presidente da FESSERGS e da CSB RS, Sérgio Arnoud, e contou com a presença dos deputados Jeferson Fernandes e Pepe Vargas que são respectivamente o presidente e o relator da Subcomissão, que foi criada formalmente na última reunião da Comissão de Segurança e Serviços Públicos AL/RS e terá quatro meses de duração, se encerrando com o recesso em 20 de dezembro, tendo como objetivo a reestruturação do IPE-SAÚDE. A instalação formal deve ocorrer num ato nos primeiros dias de setembro e as reuniões serão realizadas em conjunto com o Fórum Permanente em Defesa do IPE a serem informadas e divulgadas amplamente. Serão definidos em conjunto um cronograma de interiorização com discussões em regiões-chave do estado. O deputado Jeferson Fernandes afirmou que a primeira atitude da Subcomissão, definida nesta quarta-feira (21) durante reunião da Comissão de Serviços Públicos, é cobrar da própria Assembleia Legislativa o pagamento do IPE-SAÚDE. O deputado informou também que há a intenção de ser instalada uma frente em Defesa do IPE por parte do parlamentar Luiz Fernando Mainardi.

Nesta tarde foram entregues formalmente ao já presidente da Subcomissão, Jeferson Fernandes, os abaixo-assinados recolhidos pelos servidores municipais e estaduais pela manutenção do IPE. O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros RS e da Fessergs, fez ainda um relato da audiência com o Tribunal de Contas do Estado do RS realizada na semana anterior quando foi solicitado pelo Fórum providências e apoio à questão do IPE-SAÚDE.  As entidades participantes do encontro também fizeram ponderações reforçando a importância do crescimento da atuação do Fórum, sendo que o SINDIPE relatou as dificuldades enfrentadas pelo presidente recém designado ao IPE_Saúde pela falta de funcionários que o Instituto enfrenta e, principalmente pelo fato de estar trabalhando sem ter uma equipe formada. O que reforçou a preocupação do Fórum de buscar apoio pela manutenção do órgão responsável pela saúde de mais de um milhão de segurados. Todas estas ações mostram a finalidade e ações reais que os dois Fóruns, o GEAD e o Fórum Permanente em Defesa do IPE, estão e continuarão realizando. Na próxima semana, dia 29/08, seus os coordenadores já acompanham a reunião da Subcomissão que ocorre juntamente com o encontro semanal da Comissão de Segurança e Serviços Públicos.

Tatiana Danieli
Jornalista - MTB 8781