7a2cb2849b65bbad7be07a371d30d426.jpg

Sindipe participa de reunião sobre pagamento de precatórios

O presidente do SIndipe, Roberto Max Liebstein, participou de reunião com a juíza coordenadora da Central de Conciliação e pagamento de Precatórios do Tribunal de Justiça, Alessandra Bertolucci, a fim de atualizar dados e informações acerca do pagamento de precatórios no Estado. O encontro, realizado nesta terça-feira, 1º de outubro, teve como pauta, o pagamento via Câmara de Conciliação e Compensa RS e as perspectivas de abatimento do montante da dívida que hoje atinge a soma de R$ 15,7 bilhões. Durante a reunião, foi manifestada a preocupação das entidades representativas de servidores sobre a proposta que tramita no Senado que propõe uma nova postergação do prazo de pagamento de 2024 para 2028.

O Fórum Nacional dos Precatórios, segundo a juíza, está preparando uma nova resolução com objetivo de padronizar o pagamento em todo o Brasil e assim facilitar a gestão e pagamento deste passivo. “Em relação ao Compensa RS, o fluxo de pagamento aumentou consideravelmente durante o ano de 2019 e a expectativa é de que, até o final do ano, sejam compensados cerca de R$ 1 bilhão em precatórios”, disse a juíza.

O Sinapers - Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do RS, também participou da reunião representado por sua presidente Katia Terraciano e pelo assessor jurídico do sindicato, Ricardo Bertelli. Do Tribunal de Justiça participaram a diretora Silvia Fraga e o assessor Rafael Cozelato.